Portal da Transparência e Acesso à Informação

Aviso:

 

A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo informa que, devido à troca de sistema, alguns dados de publicação obrigatória no Portal da Transparência poderão sofrer atrasos quanto à sua atualização.

 

O novo Portal da Transparência com os dados parcialmente migrados está disponível em:
Portal da Transparência


Para mais informações, entre em contato pelo telefone 51 3097-9400.

 

 

Serviços de Interesse Coletivo

Pesquisar Serviço
 

Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social - SDS é o órgão público responsável pela gestão da assistência social em Novo Hamburgo atuando de forma  integrada a órgãos governamentais e  instituições não governamentais, que compõem a rede socioassistencial do município.


Todos os esforços visam a consolidação da assistência social no município, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Suas organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos   enfim, a todos que dela necessitarem. As ações são baseadas nas orientações da nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em 2004.


A gestão das ações socioassistenciais segue o previsto na Norma Operacional Básica do Suas (NOB/SUAS), que disciplina a descentralização administrativa do Sistema, a relação entre as três esferas do Governo e as formas de aplicação dos recursos públicos. Entre outras determinações, a NOB reforça o papel dos fundos de assistência social como as principais instâncias para o financiamento da PNAS.

Dirigidos prioritariamente às famílias em situação de vulnerabilidade, como prevê o Sistema Único de Assistência Social  (SUAS).


A SDS tem como estratégia de atuação centrada em dois eixos:



Programa CATAVIDA

O Programa Catavida é um Programa Municipal de Gestão Social de Resíduos Sólidos, que tem por objetivo desenvolver ações integradas, com base nas dimensões que abrangem a sustentabilidade social, econômica e ambiental, considerando todas as medidas envolvidas no enfrentamento da questão social do lixo, desde a geração dos resíduos até o destino final, potencializando o trabalho dos catadores.



O público-alvo desta ação é a comunidade em geral, no âmbito da educação ambiental e os catadores de resíduos recicláveis.



Solicitações de coletas de resíduos recicláveis

Telefones: (51) 9581-6810 e (51) 3594-6125



Solicitações de palestras

Telefone: (51) 3594.6125 ou por E-mail: catavidanh@gmail.com



Horário de Atendimento e Localização

Horário: De Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h
Localização: Rua David Canabarro, número 20, 3° andar, sala 07, Bairro Centro - Novo Hamburgo/RS



Atividades Operacionais
  • Unidade de Triagem de Resíduos 1: Rua Visconde de Taunay, 441, Bairro Rio Branco-Novo Hamburgo/RS
  • Unidade de Triagem de Resíduos 2: Rua Benjamin Altmayer, 2660, Bairro Roselândia-Novo Hamburgo/RS